Por Miguel de Laet
Fabricar instrumentos no Brasil é trabalho para Hércules. Após a invasão dos instrumentos chineses, as empresas brasileiras tiveram de mostrar jogo de cintura para se manterem no mercado. A Rozini, apesar de jovem, já desponta como uma das principais fabricantes nacionais, pela ousadia e qualidade de seus produtos. Um exemplo de ousadia é a aposta na fabricação em série de um modelo oito-cordas, o RX228ACN.
Confeccionado com o tampo em pinho maciço, lateral e fundo em jacarandá, braço em cedro (com tensor) e escala também em jacarandá, o RX228ACN é uma opção mais acessível para quem quer se iniciar no mundo das oito cordas. A afinação adotada no teste foi a seguinte: 1. Lá; 2. Mi; 3. Si; 4. Sol; 5. Ré; 6. Lá; 7. Mi e 8. Si. No braço do violão, nota-se uma particularidade que já é regra nos instrumentos Rozini: a angulação mais pronunciada, que ajuda a evitar trastejamentos e proporciona uma tocabilidade mais macia. Outro detalhe que merece destaque é a largura do braço, bem próxima à dos modelos de sete cordas, o que representa uma menor distância entre as cordas.
A aparência do RX228ACN é bem rústica, sem muitos ornamentos, apenas detalhes simples de marchetaria na ponte e no mosaico. As peças foram bem coladas, os trastes bem fixados e a pintura esteve homogênea, porém foram encontradas pequenas rebarbas. Resumindo, é um instrumento robusto, com um acabamento sem muitas firulas.
Ficha Técnica
Modelo: RX228ACN
Fabricante: Rozini
Indicação: Violonistas que querem se aventurar no mundo dos oito cordas sem gastar muito.
Prós: Sonoridade e tocabilidade excepcionais.
Contra: Nenhum.
Preço sugerido: R$ 1.100,00
Tire sua dúvida com o fornecedor:
Rozini – (11) 3931-3648
www.rozini.com.br
Leitor: você já testou este produto ou tem alguma dúvida? Poste aqui seu comentário.
2 comentários:
A Rozini tem uns violões horriveis.., mas testei este e é muito bom. Talvez eles tenham melhorado
Olá Galera,
Achei legal a matéria na revista, e fui saber onde poderia ver, tocar, testar e, quem sabe, até comprar.
Aí vem a surpresa: nem no site da Rozini eles têm esse violão. Deve ser tão novo que ainda não foi adicionado lá. E usei o Bondfaro e o Google, pra nada também.
Quero saber onde posso encontrar este Oito Cordas. Alguma sugestão?
Abraços e parabéns pela matéria.
Postar um comentário